Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações e Programas
Início do conteúdo da página

Ações e Programas

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 16h02 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 15h00

 A 2ª Divisão de Exército – Divisão Presidente Costa e Silva – realiza, durante o ano, diversas ações que promovem a integração entre entes e setores da sociedade, a fim de concretizar políticas públicas.

 

Operação Arbovírus: combate ao Aedes aegypti

Desde o dia 18 de janeiro de 2016, o Exército Brasileiro está envolvido diretamente no combate ao mosquito Aedes aegypti.

No estado de São Paulo, a Operação Arbovírus foi dividida em duas frentes: uma na capital e outra no interior e litoral. As Grandes Unidades pertencentes à 2ª Divisão de Exército foram acionadas e realizam missões, com 900 militares, nas cidades de Campinas, São José dos Campos, São Vicente, Guarujá e São Sebastião.

A campanha de conscientização no combate ao Aedes Aegypti ficou marcada também pelo Dia D (13 de fevereiro), quando 22.658 militares das Forças Armadas visitaram casas, lojas, logradouros públicos e empresas em todo o estado de São Paulo para esclarecer sobre a importância de se eliminar os focos de criação do mosquito que transmite a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.

A tropa, aproveitando a elevada confiança da sociedade nas instituições, levou à população informações importantes no combate ao Aedes aegypti, para que as medidas preventivas sejam tomadas, realizando, assim, um trabalho conjunto e educativo. Além disso, a convocação das Forças Armadas também se deve à sua prontidão, que permite serem empregadas de forma organizada, rápida, flexível e capilar em diferentes ambientes e missões.

 

Projeto Portões Abertos

Dentro das comemorações da Semana do Exército, algumas organizações militares subordinadas à 2ª Divisão de Exército recebem, em seus quartéis, jovens estudantes. É uma oportunidade de estimular o congraçamento com a comunidade local, além de apresentar à juventude o Exército Brasileiro de uma forma mais íntima.

São realizadas visitas às instalações, palestras educativas e institucionais, atividades desportivas, pistas de cordas infantil, gincanas, pista escola de orientação, exposição de material da OM e apresentação de Banda de Música.

 

Exposição de Material de Emprego Militar no Parque Ibirapuera

Quem passeou pelo Parque Ibirapuera nos dias 11 e 12 de abril de 2015 se deparou com mais do que árvores, bicicletas e pessoas realizando a tradicional caminhada. Isso porque o Comando da 2ª Divisão de Exército (DE) realizou uma exposição de material e de atividades militares. O objetivo do evento foi marcar a abertura das comemorações da Semana do Exército.

Distante do cotidiano de boa parte da população, os canhões, morteiros, blindados, viaturas e armamento coletivo impressionaram quem visitou o parque mais famoso de São Paulo.

O Exército ainda realizou atividades de recreação para as crianças e disponibilizou um centro de orientação médico odontológica do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP).

 

Projeto Força Expedicionária

O Subprojeto Força Expedicionária integra o Projeto Estruturante Novo e Efetivo Sistema Operacional Militar Terrestre (SISOMT) e prevê que o Núcleo de Estado-Maior da Força Expedicionária funcione no Comando da 2ª Divisão de Exército.

 

Fim do conteúdo da página