Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos

2ª DE conduz grande treinamento da função de combate fogos

  • Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 17h37
  • Acessos: 510

 Três Corações (MG) A 2ª Divisão de Exército conduziu o Exercício Santa Bárbara 2021 no campo de instrução da Escola de Sargentos das Armas, no Sul de Minas Gerais. O treinamento permitiu que todos os integrantes da função de combate fogos no âmbito da 2ª DE realizassem um aperfeiçoamento em seus níveis de adestramento, permitindo que a Divisão mantenha sua capacidade expedicionária e esteja pronta a cumprir suas missões em caso de defesa externa.

Mais de 20 unidades militares estiveram envolvidas no treinamento, que teve início com uma fase de planejamentos, realizada a distância, nas semanas anteriores. Ali os militares apresentaram soluções para problemas simulados que poderiam ocorrer em uma manobra ofensiva, no amplo espectro dos conflitos atuais.

Depois, no terreno, os militares colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre e realizaram um  adestramento da Escola de Fogo das guarnições de Artilharia, dos pelotões de morteiro e de canhão 90 milímetros da viatura Cascavel. Todos esses meios são de Unidades da 2ª DE, localizadas no interior do Estado de São Paulo.

Depois dos primeiros disparos, o treinamento subiu de nível. As missões de apoio de fogo passam a ser dentro de um contexto de manobra ofensiva, com tiros noturnos e diurnos. É o dia D de Operações. 

O adestramento contou com coordenação da Artilharia Divisionária da 5ª DE, de Curitiba (PR), que também foi responsável pelos trabalhos de levantamento topográfico e de sondagem meteorológica para a execução dos tiros reais. 

O exercício ainda permitiu o adestramento do Sistema Astros II, um dos vetores de modernização da Força Terrestre. As viaturas lançadoras de foguetes pertencem ao 6° Grupo de Mísseis e Foguetes, de Formosa (GO). O 2° Grupo de Artilharia Antiaérea realizou a defesa antiaérea dessa posição.

Ao final, o 2° Batalhão de Engenharia de Combate realizou a destruição dos engenhos falhados, garantindo a segurança do campo de instrução.

Clique aqui e assista ao vídeo final do exercício.

Visite nosso Instagram.

registrado em:
Fim do conteúdo da página