Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Moeda da 2ª DE
Início do conteúdo da página
Moeda da 2ª DE

Moeda da 2ª DE

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h21
  • Acessos: 1307

A Moeda da 2ª DE possui 4,5 centímetros de diâmetro e 3 milímetros de espessura. O estandarte histórico da Divisão Presidente Costa e Silva ocupa posição central, destacado por um esplendor, na frente da moeda. Em cima, acompanhando a curvatura da moeda, a inscrição 2ª Divisão de Exército. Embaixo, consta a inscrição do ano oficial de criação da divisão, 1952. Nas laterais da moeda, duas estrelas significam o número ordinal da Divisão.

No verso da moeda, ao centro, aparecem os brasões das duas Brigadas subordinadas: a 11ª Brigada de Infantaria Leve e a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel); e a imagem dos combatentes que caracterizam as especialidades das brigadas: o combatente urbano e o combatente aeromóvel. Em cima, acompanhando a curvatura da moeda, consta a inscrição "Aeromóvel". Embaixo, a inscrição "Combatente Urbano". Nas laterais, as estrelas maiores representam as duas brigadas. Mais próximo ao centro da moeda, nas posições superior e inferior, outras duas estrelas representam as Organizações Militares Diretamente Subordinadas: o 2º Batalhão de Engenharia de Combate e o 12º Grupo de Artilharia de Campanha.

Ainda mais ao centro, sobre uma circunferência dourada, outras 21 estrelas compõem o adorno do verso da moeda, representando as outras unidades e subunidades subordinadas às Brigadas.

A moeda é concedida a personalidades civis e militares como símbolo de pertencimento e amizade pela Divisão Presidente Costa e Silva. Ela foi entregue, pela primeira vez, no dia 30 de outubro de 2019, na cerimônia de celebração ao 67° Aniversário da 2ª DE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página