Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Operação Bandeirantes 2018
Início do conteúdo da página
Operação Bandeirantes 2018

2ª Divisão de Exército executa Operação Bandeirantes e contribui para o retorno à normalidade após a Greve dos Caminhoneiros

  • Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 12h07
  • Acessos: 921

Mediante o decreto presidencial nº 9.382, de 25 de maio de 2018, foi autorizado o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem na desobstrução de vias públicas até o dia 4 de junho, em razão da Greve dos Caminhoneiros.

Tropas da 2ª Divisão de Exército atuaram nas rodovias com o objetivo de garantir o livre tráfego de veículos e na escolta de veículos que prestam serviços essenciais, como ambulâncias, transporte de combustíveis e insumos hospitalares, além de garantir o acesso a locais de produção ou distribuição de produtos considerados essenciais. Como sempre, os militares agiram com base na Constituição Federal, em apoio às instituições e pela democracia, visando o bem estar social.

O planejamento e as decisões da operação foram realizadas pelo Comando Militar do Sudeste a partir do seu Centro de Coordenação de Operações, instalado dentro do Comando da 2ª Divisão de Exército. Todas as ações tomadas foram discutidas em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública, em uma operação interagências, objetivando uma solução pacífica do problema e a proteção e integridade da vida e dos bens colocados em situação de risco.

Entre as operações de desobstrução de vias, tiveram destaque as ações nas rodovias Régis Bittencourt, Presidente Dutra e na entrada do Porto de Santos. Já as missões de escolta garantiram o abastecimento das aeronaves no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o que permitiu que o aeroporto operasse ininterruptamente durante a greve.

 Clique aqui e assista ao vídeo sobre a Operação Bandeirantes.

 Clique aqui e ouça o spot, veiculado em rádios do Interior do Estado de São Paulo.

Clique aqui e veja como a mídia repercutiu o trabalho do Exército durante a greve.

registrado em:
Fim do conteúdo da página